Descrição
A necessidade de avaliação psicológica de crianças é uma exigência presente na prática do psicólogo, especialmente nos contextos clínico e educacional. Para além do diagnóstico, a avaliação infantil pode ter um importante caráter preventivo, uma vez que possibilita a identificação precoce de condições ou de perturbações que podem trazer consequências para o seu desenvolvimento ao longo da vida.
.
DESTINATÁRIOS
O curso de APII: A idade pré-escolar destina-se a finalistas de mestrado e profissionais na área da Psicologia.
.
PORQUÊ REALIZAR ESTA FORMAÇÃO?
A avaliação cuidada e completa da criança permite a sua melhor compreensão e a delineação de uma intervenção psicoterapêutica mais eficiente e eficaz. O curso de APII: O EPEM dota os formandos de competências teórico-práticas para a aplicação de instrumentos de avaliação psicológica em idade pré-escolar.
.
OBJETIVOS GERAIS
O presente curso tem como principais objetivos:
– Compreender a importância da deteção precoce de problemas de desenvolvimento na infância;
– Conhecer instrumentos de avaliação psicolõgica para a idade pré-escolar aferidos para a população portuguesa.
.
METODOLOGIA DE ENSINO
O curso é lecionado através do recurso aos métodos expositivo, interrogativo e de casos.
.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
O curso é composto por uma avaliação diagnóstica de conhecimentos, por avaliação formativa em cada módulo, exercícios práticos, estudos de caso e por um teste sumativo. A escala de avaliação utilizada é quantitativa (0-20 valores), sendo que os formandos deverão ter uma nota mínima de 10 valores em cada atividade de avaliação para poder concluir o curso com aproveitamento.