Descrição
Os administradores desempenham uma função crucial na gestão da plataforma Moodle. Habitualmente, são eles que têm acesso exclusivo a configurações que podem ter um grande impacto na experiência dos utilizadores e/ou dos e-formandos. Acresce o acesso ao trabalho administrativo associado à gestão da plataforma e na forma como o Moodle se adequa aos objetivos das instituições. Este curso básico proporciona uma visão global sobre as funcionalidades que permitem administrar a plataforma Moodle de forma eficaz e ajuda a tomar decisões estratégicas sobre a sua configuração.
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DESTINATÁRIOS
O curso de Administração do Moodle destina-se a futuros administradores do moodle, a gestores de projetos que pretendem avaliar o grau de adequação do Moodle à sua organização e a todos os que pretendem recorrer ao Moodle para lecionar ou implementar cursos em modalidade e-learning.
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REQUISITOS
Os participantes devem ter familiaridade com:
– Conceitos de ficheiro, diretoria, upload, download, zip e unzip;
– Utilização de atividades e recursos nas disciplinas da plataforma Moodle;
– Navegação em Interfaces Web, designadamente hiperligações, botões, caixas de combinação, botões rádio, caixas de seleção.
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PORQUÊ REALIZAR ESTA FORMAÇÃO?
As novas tecnologias da informação, processamento e comunicação impuseram-se no nosso quotidiano e assumiram uma grande importância social, económica e política. Esta formação pretende dotar os formandos com conhecimentos sobre a plataforma Moodle e a implementação de cursos em formato e-learning.
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OBJETIVOS GERAIS
O presente curso tem como principais objetivos:
– Habilitar os profissionais para identificar e parametrizar as opções de configuração com impacto na segurança, privacidade, acesso e performance do Moodle
– Preparar os profissionais para a implementação de políticas eficazes de gestão de utilizadores, de organização de cursos e disciplinas e de atribuição de papéis aos utilizadores
– Ensinar a instalar e configurar módulos, blocos, filtros e pacotes linguísticos no Moodle
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METODOLOGIA DE ENSINO
O curso é lecionado através do recurso aos métodos expositivo e interrogativo.
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METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
O curso é composto por uma avaliação diagnóstica de conhecimentos e por exercícios práticos. A escala de avaliação utilizada é quantitativa (0-20 valores), sendo que os formandos deverão ter uma nota mínima de 10 valores em cada atividade de avaliação para poder concluir o curso com aproveitamento.