Descrição
As perturbações alimentares têm grande impacto a nível psicológico, elevada mortalidadde e consequências negativas na qualidade de vida do doente. A bulimia nervosa é uma perturbação do âmbito alimentar grave uma vez que não se deteta com facilidade e está a tornar-se cada vez mais frequente, pois cada vez há mais casos de adolescentes com este distúrbio. A bulimia está muitas vezes associada a outros distúrbios mentais como a depressão, transtornos de ansiedade e problemas aditivos como a toxicodependência ou alcoolismo. Existe ainda um elevado risco de suicídio e de práticas de automutilação.
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DESTINATÁRIOS
O curso de Bulimia: Do diagnóstico à intervenção destina-se a estudantes de psicologia, membros estagiários e membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde e da educação.
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PORQUÊ REALIZAR ESTA FORMAÇÃO?
A avaliação cuidada e completa das perturbações alimentares permite uma melhor compreensão do doente e uma intervenção mais eficaz. Este curso dota os formandos de competências teórico-práticas fundamentais para a intervenção psicológica em doentes com bulimia.
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OBJETIVOS GERAIS
O presente curso tem como principais objetivos:
– Conhecer a sintomatologia da bulimia.
– Reconhecer a importância do diagnóstico.
– Conhecer o diferencial no tratamento da bulimia.
– Compreender a importância da intervenção precoce para o tratamento.
– Adquirir estratégias de intervenção adequadas.
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METODOLOGIA DE ENSINO
O curso é lecionado através do recurso aos métodos expositivo, interrogativo e de casos.
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METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
O curso é composto por uma avaliação diagnóstica de conhecimentos, por avaliação formativa em cada módulo, exercícios práticos, estudos de caso e por um teste sumativo. A escala de avaliação utilizada é quantitativa (0-20 valores), sendo que os formandos deverão ter uma nota mínima de 10 valores em cada atividade de avaliação para poder concluir o curso com aproveitamento.