Descrição
A maior parte dos investigadores são unânimes em considerar o desenvolvimento vocacional como um processo ao longo da vida, com início na infância e continuando até à idade adulta. Contudo, as investigações sobre desenvolvimento vocacional têm focado a sua atenção quase exclusivamente no desenvolvimento e no comportamento para a carreira de adolescentes e jovens adultos. Diversos estudos comprovam que uma exploração do ambiente pessoal e vocacional bem-sucedida está correlacionada positivamente com índices favoráveis de vinculação com os pais e os pares.
.
DESTINATÁRIOS
O curso de Orientação vocacional destina-se a estudantes de psicologia, membros estagiários e membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
.
PORQUÊ REALIZAR ESTA FORMAÇÃO?
Este curso dota os formandos das competências teórico-práticas necessárias para a realização de orientações vocacionais de jovens e adultos.
.
OBJETIVOS GERAIS
O presente curso tem como principais objetivos:
– Desenvolver um processo de orientação vocacional.
– Identificar, implementar e interpretar os resultados provenientes das diferentes fases de um processo de orientação vocacional.
.
METODOLOGIA DE ENSINO
O curso é lecionado através do recurso aos métodos expositivo, interrogativo e de casos.
.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
O curso é composto por uma avaliação diagnóstica de conhecimentos, por avaliação formativa em cada módulo, exercícios práticos e por um teste sumativo. A escala de avaliação utilizada é quantitativa (0-20 valores), sendo que os formandos deverão ter uma nota mínima de 10 valores em cada atividade de avaliação para poder concluir o curso com aproveitamento.