Descrição
O interesse pela avaliação do desenvolvimento da criança surgiu apenas em finais do século XIX. Na atualidade, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, as PND constituem a patologia crónica mais prevalente na criança e no jovem, atingindo cerca de 20% da polução infanto-juvenil. A melhoria a nível sociocultural da população, assim como a crescente sensibilização para estas patologias faz com que a procura de consultas especializadas nesta área tenha vindo a aumentar significativamente.
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DESTINATÁRIOS
O curso de Perturbações do Neurodesenvolvimento I: As perturbações específicas da aprendizagem destina-se a finalistas de mestrado e profissionais na área da psicologia, e a profissionais da área da educação/formação ou prestadores de cuidados.
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PORQUÊ REALIZAR ESTA FORMAÇÃO?
Para melhor compreender a as dificuldades específicas da criança, fomentando o seu processo de aprendizagem.
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OBJETIVOS GERAIS
O presente curso tem como principais objetivos:
– Definir perturbações do neurodesenvolvimento;
– Conhecer as principais perturbações do neurodesenvolvimento e respetivas características clínicas;
– Conhecer modelos de intervenção para as perturbações específicas da aprendizagem;
– Aprender estratégias para a estimulação da leitura, da escrita e da matemática.
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METODOLOGIA DE ENSINO
O curso é lecionado através do recurso aos métodos expositivo, interrogativo e de casos.
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METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
O curso é composto por uma avaliação diagnóstica de conhecimentos, por avaliação formativa em cada módulo, exercícios práticos, estudos de caso e por um teste sumativo. A escala de avaliação utilizada é quantitativa (0-20 valores), sendo que os formandos deverão ter uma nota mínima de 10 valores em cada atividade de avaliação para poder concluir o curso com aproveitamento.